" No peito eu levo uma Cruz
No meu coração o que disse Jesus"
O segundo dia do nosso tríduo teve como cronograma o seguinte roteiro:
Tema: Juventude e Comunidade.
Objetivo: Despertar nos jovens para o valor da comunidade, paróquia, área e diocese.
Ambiente: Uma vela para todos, uma pequena árvore verde e uma folha em forma de fruto e uma cruz.
Acolhida:
Canto: Deixe-me ser Jovem.
Motivação: Reflexão e Procissão de Entrada.
Texto: Assembleia na Carpintaria
Contam que uma vez, numa carpintaria, realizou-se uma estranha assembleia. Foi uma reunião para acertar suas diferenças. O martelo assumiu a presidência, mas os participantes não permitiram, dizendo que ele teria que renunciar. A causa? Fazia demasiado barulho! E além do mais passava todo tempo golpeando.
O martelo aceitou a culpa. Mas pediu que também fosse expulso o parafuso, alegando que ele dava muitas voltas para conseguir algo.
Diante do ateque o parafuso concordou. Mas por sua vez pediu a expulsão da lixa. Reclamava que ela era muito áspera no tratamento com os demais, entrando sempre em atritos. A lixa aceitou a decisão, mas sugeriu que fosse expulso o metro, que sempre media os outros, segundo a sua medida, como se fosse o único perfeito.
Nesse momento entrou o carpinteiro, juntou o material e iniciou o seu trabalho. Utilizou o martelo, a lixa, o metro e o parafuso. Finalmente a rústica madeira se converteu num fino móvel. Quando a carpintaria ficou novamente só a assembleia retornou a discurssão. O serrote tomou a palavra e disse: "senhores, ficou demonstrado que temos defeitos. Mas o carpinteiro trabalha com nossas qualidades, com nossos pontos valiosos. Assim, não vamos nos fixar em nossos pontos fracos, mas concentremo-nos em nossas qualidades". A assembleia entendeu que o martelo era forte; o parafuso unia e dava força; a lixa era especial para limpar e afinar asperezas; e o metro era preciso e exato. Viram-se então como uma equipe, capaz de produzir móveis de qualidade. Sentiram alegria pela oportunidade de trabalhar juntos.
Ocorre o mesmo com os seres humanos. Basta observar e comprovar. Quando uma pessoa busca defeito em outra situação torna-se tensa e negativa. Ao contrario, quando busca com sinceridade os pontos fortes que ela possui florescem as melhores conquistas humanas.
É fácil encontrar defeitos. Qualquer um pode fazê-lo. Mas encontrar qualidade?! Isso é para os sábios! Seja um deles!
Sinal da Cruz e Oração ao Divino Espírito Santo
Fato da Vida: Lembrar os jovens da sua comunidade que tiveram que migrar.
Canto de Aclamação: Toda Bíblia é Comunicação.
Palavra de Deus: Atos 2, 42-47 ( Fazer a entrada solene da Bíblia ou passar de mão a mão)
Partilha:
- Qual a semelhaça e a diferença entre as primeiras comunidades e a nossa juventude?
- Até que ponto estamos partilhando o que temos - nossos dons - com a comunidade e a Paróquia?
- Estamos realmente servindo a Igreja?
- Quais são as cruzes que impedem os jovens a viverem uma vida de comunidade?
- Qual a relação que há entre o texto (refletir) e o texto bíblico?
Ofertório: Gesto concreto ou Compromisso: Perceber uma família ou jovem que necessita de ajuda (Donativos).
Canto: Ofertar nossa vida queremos.
Oração: Senhor, como rei Salomão, eu Te peço um coração que saiba perceber a verdade e discenir entre o bem e o mal. Que miha liberdade esteja a serviço da vida e da esperança. Que eu seja fiel à tua vontade. Que eu seja autêntico(a) e coerente em minhas atitudes. Que eu seja capaz de acolher e perdoar. Que eu seja firme e sereno(a) nos conflitos. Que eu seja capaz de transformar o velho em NOVO. Que nossa Comunidade se comprometa com a JUVENTUDE para ser agente de uma NOVA EVANGELIZAÇÃO e força transformada da Igreja e da Sociedade. Isto te peço por Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém.
Pai - nosso e Ave Maria...
Bênção: O Deus da Paz encha nossos corações de alegria, de coragem e disposição, nos ajude a crescer na fé, na esperança e no amor ao seu filho Jesus, agora e sempre. Amém.
Canto: Xote da Juventude.
Nenhum comentário:
Postar um comentário