quinta-feira, 1 de março de 2012

Tríduo em Preparação a Chegada da Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora da JMJ

" No peito eu levo uma Cruz
No meu coração o que disse Jesus"

O Tríduo de preparação para recebermos os símbolos da Jornada Mundial da Juventude, iniciou-se hoje em todas as comunidades de nossa paróquia bem como na Igreja Matriz, sendo o encerramento feito no dia 03 de Março na Igreja Matriz às 19:00 horas com a missa.

O primeiro dia do Tríduo teve o seguinte roteiro:

Tema: Maria nos ensina a dizer sim à vida e ao projeto de Deus.

Objetivo: Despertar nos jovens o valor da comunidade, paróquia, área e diocese.

Ambiente: Preparar com antecedência um amniente bem aconchegante com um quadro ou estampa da Anunciação do Anjo à Maria ou uma imagem de Nossa Senhora, gravuras ou fotografias de jovens, vela, Bíblia e uma cruz.

Acolhida: Dar as boas vindas ao grupo, dar um abraço a quem está do seu lado acolhendo-o dizendo "que bom que você veio!" "Estou feliz com sua presença" ou da criatividade do grupo.

Canto: Momento Novo
Motivação: Reflexão e Procissão de Entrada
Que bom nos reunirmos hoje para iniciarmos o tríduo em preparação a chegada da Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora em nossa Diocese. Esse peregrinação quer reunir a juventude e comunidades em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em 2013.

Neste primeiro encontro vamos rezar e refletir o "Sim" de Maria ao projeto de Deus, que também nos convida, como jovens, a dar o nosso sim a Deus, cuidando de nossa vida, de nossas escolhas mesmo diante de todas as dificuldades que enfrentamos todos os dias.

Canto: Senhor se tu me chamas. ( Nº 195 do Livro Caminhando e Cantando)

Sinal da Cruz e Oração ao Divino Espírito Santo.
A cruz é o sinal do cristão e nos revela todo amor de Jesus por nós, capaz de dar a sua vida para nos salvar. Por isso, vamos com muita consciência fazer o sinal da cruz.
Motivar a Oração da Ave Maria.

Fato da Vida: Olhando para a realidade da juventude de nossa região percebemos que há muitos sinais de vida, de alegria, de crescimento como pessoa, de vivência da fé e a participação na vida da comunidade, Porém, existem muitos desafios e dificuldades na vida da juventude:
  • O desemprego, baixos salários que levam muitos jovens a migrarem para as cidades maiores em busca de melhores condições de vida;
  • O aumento significativo do uso do álcoool e outras drogas, que prejudicam a vida e a saúde e contribuem para aumentar a violência e morte entre a juventude;
  • O apelo constante ao consumismo;
  • Os conflitos familiares e relações cada vez mais virtuais - a gente se comunica com pessoas do mundo todo e tem dificuldades de se comunicar com as pessoas da família, com os amigos;
  • Encontrar seu espaço, como jovem, na Igreja.
Desafios como este e muitos outros influenciam as decisões e opções de vida jovens. Mas são também apelos que nos pedem criatividade e ousadia como jovens cristão, e acreditar que é possivel ter uma vida diferente.

Diante desta realidade, como você tem efeito as suas escolhas, seuas opções?

O que e quem tem te ajudar neste momento?

Canto de Aclamanção: Leitura Lc 1, 26-38.

Partilha: A partir do que ouvimos no fato da vida e no texto bíblico:

  1. O que estes dois textos falam para a minha vida hoje?
  2. Que dificuldade você já superou em sua vida e lhe trouxe alegria?
  3. Como estamos dando nossa resposta ao chamado de Deus em nossa vida?
Preces: Espontâneas.
Ofertório: Gesto concreto ou compromisso.
A partir do que vimos hoje, que compromisso podemos assumir que nos ajude a escolher e optar pela vida?
Oração: O sim de Maria ao projeto de Deus teve muitas consequências na sua vida, que ela assumiu sempre com disposição e fé. Vamos olhar para o quadro da anunciação ou a imagem de Nossa Senhora e assim, como ela fez, oferecer nossa vida.
(Motivar o grupo para dizer o que gostaria de oferecer a Deus: a sua vida, a família, os amigos, a superação de uma dificuldade e assim por diante. Depois de dois ou três pessoas falarem cantar "Maria do Sim, ensina-me a viver meu sim. Oh roga por mim que eu seja fiel até o fim" ou outro refrão).
Pai-nosso e Ave - Maria...
Bênção: O Deus da Paz encha nossos corações de alegria, de coragem e disposição, nos ajude a crescer na fé, na esperança e no amor ao seu filho Jesus, agora e sempre. Amém.
Canto: Deus nos abençoe (Nº 411 do Livro Caminhando e cantando ou outro a escolher).

Nenhum comentário:

Postar um comentário